O que é o EFEPe?

EFEPe é a sigla para Encontro Fluminense dos Estudantes de Pedagogia. Como o próprio nome já diz, é um encontro dos estudantes do estado do Rio de Janeiro, e tem um cunho político e pedagógico. Político, pois nosso curso discute muito sobre políticas públicas e tem como foco a reflexão sobre a situação social de uma forma geral, e pedagógico, pois foca em determinados temas que proponham um debate sobre a influência da educação no âmbito social e vice e versa.

O encontro é construído através da EXFEPe (outra sigla!), que é aExecutiva Fluminense dos Estudantes de Pedagogia. Essa executiva se propõe a criar esse encontro e participar do plano de lutas em todo o estado, contribuindo também para a construção do ENEPe, Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.


A importância do EFEPe é vital. Primeiramente por permitir o debate saudável entre os estudantes de realidades diversas. Mesmo que seja um encontro regional, dentro de nosso estado temos contradições sociais extremas. Porém também temos similaridades, e podemos levar o pensamento a um nível mais elevado ao compartilhá-los. 

O estudante de pedagogia deve estar sempre buscando essa troca de informações, e entre os estudantes isso é ainda mais proveitoso, visto que todos buscam uma formação completa e útil. 

O EFEPe desse ano acontecerá na REAJ - Representação Educacional Almeida Junior na Taquara - Duque de Caxias. O tema foi escolhido através de reuniões entre os membros da executiva e estudantes do curso, e a conclusão não poderia ser melhor. Afinal, quem financia a educação?